Foram necessários 15 dias, 2 horas, 45 minutos e 17 segundos para o skipper Chris Swallow, a bordo do Akouavi, percorrer as cerca de 2500 milhas no total das 2 mangas da Regata Azores and Back sagrando-se assim, o grande vencedor desta mítica prova de vela de cruzeiro.
O britânico após ultrapassar o veleiro Maluel 40 nas últimas milhas da 1ª perna, dominou desde o início do trajeto de regresso a Falmouth, confirmando assim o favoritismo que lhe era reconhecido. Os veleiros da classe 2, Zephyrin e Joy, ocuparam os restantes lugares do pódio.
A 2ª etapa da prova ficou marcada por um início em que o vento fraco fez com os barcos ficassem de certa forma “parados” na costa norte de São Miguel, principalmente os que optaram pelo percurso este da ilha, e pelas condições agrestes que os mesmos se depararam ao aproximar-se de solo inglês, condições que levaram à desistência de mais 2 veleiros da regata. Com as saídas dos belgas Je Vole e Snelle Vliet já são 12 as embarcações que não conseguiram concluir a 12ª edição da AZAB.