AZAB 2019 – Açores à vista

As embarcações Maluel 40 e Akouavi, encontravam-se esta sexta feira a cerca de 130 milhas de PDL. Os veleiros ingleses da classe 1 lideram a Regata, mantendo uma velocidade de cerca de 6 nós, estando a chegada prevista para este sábado.

Dos 50 iates que participaram da corrida marítima deste ano, sete tiveram que desistir no terceiro dia devido a vários problemas, incluindo quebras de mastro, derrames de combustível e lesões (embora todos os marinheiros estejam em segurança e bem).

Entre alguns factos extremamente interessantes deste conjunto de tripulantes, destacamos que a competidora mais jovem, Emillia Holden, tem apenas 15 anos e decidiu levar os seus livros didáticos para o mar com ela, para compensar o tempo ausente da escola.

No outro extremo da escala, o veterano da AZAB, Mervyn Wheatley, participa aos 74 anos. É a oitava vez que o skipper inglês realiza este percurso.

A regata para além da parte desportiva envolve também um elemento ambiental, que mede a qualidade da água e a poluição do plástico a caminho dos Açores, em conjunto com o Plastic Free Falmouth e o Surfers Against Sewage.

O CNPDL, através do seu staff técnico e dos seus sócios, que prontamente mostraram-se dispostos a ajudar na receção das embarcações, prepara os últimos pormenores, para que o evento seja uma experiência fantástica para todos os participantes e o que tempo de estadia na ilha seja algo que os façam voltar daqui a 4 anos.