1ª PAN Optimist - Tavira / Inês Morgado e Bernardo Moura apurados para a 2ª PAN

O campo de regatas de Tavira foi o palco, nos dias 01 a 03 de março, da 1ª Prova de Apuramento Nacional da Classe Optimist.
O Clube Naval de Ponta Delgada esteve representado pelos velejadores, Bernardo Moura, Tomás Bourbeau, acompanhados pelo treinador Hugo Ponte e Inês Morgado, a última integrada na seleção Açores, comandada pelo treinador do Clube Naval da Praia da Vitória, Carlos Borges.
A competição foi relativamente difícil devido ao elevado número de atletas, (134 inscritos) e também, por causa das difíceis condições meteorológicas que se fizeram sentir nos 3 dias.
No primeiro o vento soprou constante de 6 nós, rajadas de 10/11 e com vários saltos. No sábado cresceu de intensidade, 18/23. No terceiro e último dia, o vento esteve inconstante, entre 5 e 10 nós, mas com saltos bastante acentuados, o que impossibilitou a realização de regatas.
A atleta Inês Morgado foi a que melhor se destacou, seguida de Bernardo Moura e Tomás Bourbeau. No primeiro dia de regatas a mesma obteve um excelente 29 lugar, enquanto que os outros atletas demonstraram alguma dificuldade com o campo de regatas técnico e exigente. No segundo dia de regatas os dois atletas conseguiram corrigir alguns erros cometidos e subiram alguns lugares na classificação. Bernardo Moura e Inês Morgado conseguiram assim o apuramento à 2º PAN (a realizar em Portimão no próximo mês), continuando Morgado integrada na Seleção Açores.
Foi um campeonato difícil e desafiante, promovendo bastantes aprendizagens aos jovens atletas.
Esta PAN foi a primeira prova de apuramento dos melhores velejadores a nível nacional para os campeonatos da Europa e do Mundo e contou com a organização do Clube Náutico de Tavira e da Federação Portuguesa de Vela.
Muitos Parabéns a todos.👍👍👍