O CNPDL no âmbito do arranque da época desportiva 2018/2019 e no habitual Encontro de Famílias, promovido pela secção de Vela Ligeira, deu a conhecer, aos atletas e familiares, treinadores e público em geral, as três novas embarcações Optimist adquiridas.
Na altura em que faz 50 anos que chegaram aos Açores os primeiros Optimist, que foi aqui ao clube por iniciativa da direção presidida pelo Sr. Fernando Machado, que com a sua visão de dotar a vela de embarcações diferentes tanto com os Optimist assim como pouco mais tarde com os Vaurien, deu inicio àquilo que se pode considerar a era moderna da vela. Estes novos Optimist, que na verdade se chamam opticube são construídos em polietileno e são somente para ser utilizados na iniciação à vela.
O clube arranca para mais uma época desportiva com cerca de 35 velejadores, 3 monitores e 1 auxiliar, divididos nas classes de Competição, (Optimist, Laser 4.7 e 420), Aperfeiçoamento e Iniciação, (Optimist). Os velejadores que inauguraram os novos barcos são, António Santos, Dian Nutto, Luis Almeida, Benita e Leonardo Furtado, Augusto Valério e Inês Morgado, acompanhados pelo monitor José Medeiros auxiliado pelo Jorge Medeiros. A aquisição destes novos barcos representou um investimento total no valor de 4.483€ com a comparticipação em cerca de 60 % do programa de apetrechamento da DRD. O CNPDL agradece também à Bentrans pelo indispensável apoio no transporte das embarcações.