A 3ª Prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira reuniu, no passado fim de semana, 75 velejadores inscritos, em representação de 10 clubes açorianos. O entusiasmo e animação, dominaram os dois dias de prova, que teve lugar na baía de Ponta Delgada.
O sol esteve presente em ambos os dias, tal como, o vento moderado e mar encrespado, (mais saliente no 1º dia da prova, onde alguns velejadores, nomeadamente na Classe Optimist, encontraram algumas dificuldades em concluir as regatas). A previsão inicial apontava para o agravamento das condições no 2º dia, mas tal não veio a suceder; o vento esteve mais fraco e o mar mais calmo.
Sendo assim, realizaram-se 6 das 8 regatas previstas, onde o equilíbrio e a competitividade foram notas dominantes, especialmente na Classe Laser 4.7, onde se verificou uma acesa disputa, entre o velejador Diogo Santos do CNPDL e Duarte Barcelos do CNPV. A sorte viria a sorrir ao atleta terceirense, que venceu a prova, sagrando-se assim, campeão regional da Classe. Os restantes lugares do pódio foram para atletas do CNPDL, Diogo Santos em 2º e Xavier Novo em 3º postos respetivamente. Raul Verdadeiro também do CNPDL, fechou o top 6, conseguindo assim, apurar-se também para o Campeonato Nacional de Juniores e Absolutos, que tem lugar em Portimão, de 22 a 24 de outubro. Salientar que a comitiva Laser 4.7 que representará a região no Nacional será composta por 3 dos nossos atletas: Diogo Santos, Xavier Novo e Raul Verdadeiro.
Em 420, classe apenas com atletas do CNPDL em prova, a dupla Diogo Melo/Henrique Medeiros dominou os dois dias, vencendo 5 das 6 regatas em disputa. Os irmãos Miguel/Martim Mendes terminaram em 2º lugar da geral, seguidos por Gonçalo Arruda/Eduardo Santos em 3º e Inês Ramos/André Âmbar em 4º. As duas primeiras equipas também irão se deslocar para a cidade algarvia, ao registarem o 1º e 2º lugares do ranking regional de 2020/2021.
Em Optimist Juvenil a atleta do CNPV, Matilde Moules esteve em excelente plano, vencendo todas as regatas à exceção da última, em que o atleta Daniel Pacheco do CNPDL, conseguiu superiorizar-se. Na classificação geral a jovem terceirense para além de vencer a prova, sagrou-se campeã regional da classe. Em 2º ficou Manuel Bettencourt do CNH seguido pelo atleta António João do CNVFC. Dos 8 atletas do CNPDL em prova neste escalão, o melhor resultado foi obtido por Daniel Pacheco que terminou em 4º da geral.
Por fim, em Optimist Infantil o atleta Joaquim Barcelos do CNPV foi o grande vencedor, seguido por António Simão e Simão Novo, ambos do CNVFC. Inês Morgado do CNPDL registou o 6º lugar da geral.
A 3ª PCR finalizou a época desportiva 2020/2021, período ainda muito afetado pelos efeitos da pandemia que vivemos. Todo o esforço e resiliência de todos os intervenientes permitiram que, apesar de todas as dificuldades, as três provas previstas no Calendário fossem realizadas, prestigiando assim este desporto náutico e permitindo aos atletas regionais a possibilidade de participarem em provas de maior gabarito como é o caso dos Nacionais.
O certame foi organizado pelo Clube Naval de Ponta Delgada, com o apoio da ARVA – Associação Regional de Vela dos Açores e com os patrocínios da Mitsubishi Motors, da Dionísio Carreiro de Almeida, Lda. do SolMar Açores e da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Uma última palavra de apreço e gratidão a todos os colaboradores e patrocinadores, que ajudaram e tornaram possível a realização deste evento. Sem eles não seria possível.