A baía do Concelho de Machico acolheu de, 07 a 10 de setembro, o Campeonato Nacional de Windsurf, prova do Calendário Oficial da Federação Portuguesa de Vela, que reuniu as classes Fórmula Foil, IQFOIL, Techno 293 e Raceboard.
Os irmãos Monteiro, Pablo e Matilde competiram na variante Bic Techno 293, escalões Sub 15 e Sub 19 respetivamente, alcançando excelentes resultados. Ao todo foi possível realizar 7 regatas pautadas pelo equilíbrio e pelo grau técnico apresentado pelos velejadores.
Pablo Monteiro subiu ao 3º lugar do pódio da geral classificativa, sagrando-se também Vice-Campeão nacional no seu escalão. Por seu lado, Matilde Monteiro, terminou em 8º da geral, sendo assim, a 1ª classificada do sexo Feminino.
O treinador Hugo Ponte mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos e salientou o progresso de ambos os atletas ao longo dos dias de Prova.
O evento ficou marcado pelas difíceis condições à prática da modalidade que se fizeram sentir, nomeadamente vento fraco, nunca soprando mais do que 6 nós, com variações de direção, tornando-se assim difícil a montagem do percurso e aumentando o tempo de espera dos competidores, quer em terra quer no mar.
Em Fórmula Foil Open, Marco Pacheco atleta sénior do Clube ficou em 11 º lugar da Geral no total de 23 inscritos. Nesta classe devido ao pouco vento que se fez sentir, apenas foi possível validar uma regata.
Cerca de 50 atletas de várias faixas etárias e zonas do país estiveram presentes no certame, que contou com a organização conjunta da Federação Portuguesa de Vela, Associação de Fórmula Windsurf de Portugal, Associação Regional de Vela da Madeira e Centro Treino Mar.