A Fundação ECOMAR é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1999 por Theresa Zabell, a única mulher espanhola a vencer dois jogos olímpicos.
A ECOMAR tem como alicerces base: encorajar os jovens a praticarem um estilo de vida saudável, através dos desportos náuticos e a comprometerem-se a cuidar do planeta diariamente, através de atividades como as limpezas da costa. O CNPDL como partilha estes valores decidiu associar-se a esta iniciativa.
No passado sábado os atletas de Vela dos grupos de Iniciação, Aperfeiçoamento e Competição Optimist, levaram a cabo a montagem dos novos Ecopontos de separação de pilhas, lâmpadas, baterias e pequenos eletrodomésticos. Os mesmos estão montados no Armazém do Clube e podem ser utilizados por todos que tenham algum destes materiais para reciclar.
Os atletas para além desta atividade, visitaram a Exposição “Living among what’s left behind” do fotógrafo Mário Cruz, vencedora do Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores e distinguida pelo World Press Photo, que mostra o resultado de décadas de negligência ambiental.
Foi um dia de treino de vela diferente, mas não menos importante do que comandar um Optimist. A mentalidade que se impõe aos nossos jovens velejadores visa a vertente desportiva, mas também os valores de preservação dos nossos mares.