Marta Brites bate Recorde da Taça Vale do Tejo aos 50m livres

A seleção Açores de natação estreou-se na XXVII edição da Taça Vale do Tejo, alcançando o 7.º lugar na classificação geral. A Taça Vale do Tejo realizou-se nas Piscinas Municipais de Abrantes no passado sábado, sendo a única prova nacional de seleções nas categorias de Infantis e Juvenis. Esta foi a primeira edição que contou com a participação das treze associações de natação filiadas na Federação Portuguesa de Natação (Nordeste, Minho, Norte de Portugal, Centro Norte de Portugal, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Interior Centro, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores). Esta prova foi organizada pela Associação de Natação do Distrito de Santarém, com os apoios da Câmara Municipal de Abrantes e da Federação Portuguesa de Natação.

A comitiva foi composta por 16 nadadores, infantis e juvenis: Afonso Medeiros Sousa, Afonso Coelho Sousa, Diogo Machado, Raul Anselmo, Maria Isabel Gomes, Diana Neves, Laura Barbeito, Marta Brites, Gustavo Silva, João Costa, João Santos, Francisco Silva, Ana Carolina Silva, Margarida Silva, Inês Monteiro e Sara Rosa. Os nadadores foram acompanhados pela diretora técnica da ANARA, Carolina Costa Matos e pelos treinadores convidados Carolina Raposo e Nuno Leite.

O balanço da participação dos Açores nesta Taça foi muito positivo, registando-se diversos recordes pessoais, um recorde da Taça Vale do Tejo e 8 lugares de pódio, bem como a melhor performance por pontos em infantis femininos. Assim a nadadora do CNPDL Marta Brites alcançou o 1.º lugar aos 50m Livres e respetivo recorde da Taça Vale do Tejo, alcançando com a marca obtida a melhor performance por pontos no seu escalão.O nadador Afonso Medeiros Sousa alcançou o 1.º lugar nos 100m Mariposa e o 2.º lugar nos 50m Livres; Afonso Coelho Sousa, alcançou o 2.º lugar aos 100m Livres; Gustavo Silva alcançou o 3.º lugar aos 100m Livres e 100m Costas e o 2.º lugar aos 100m Livres. A estafeta infantil feminina alcançou o 3.º lugar nos 4x100m Livres, equipa composta por Laura Barbeito, Isabel Gomes, Diana Neves e Marta Brites.

A treinadora do CNPDL, Carolina Matos considerou que dada “a experiência competitiva adquirida, o convívio e o desempenho desportivo demonstrado, todos os participantes estão de Parabéns”