A 3ª Prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira 2021/2022, reuniu no passado fim de semana, 58 velejadores nas Classes Optimist, Laser 4.7 e 420, em representação de 10 clubes açorianos. O percurso estrategicamente montado na bonita baía de Ponta Delgada, foi o palco dos 2 dias de prova, dominadas por condições meteorológicas, nem sempre fáceis à prática da modalidade, com vento instável do quadrante norte e intensidade a variar entre os 08 e os 15 nós.
O Clube Naval de Ponta Delgada fez-se representar pelos atletas, Salvador Morgado, Bernardo Moura, Inês Morgado, Pablo Monteiro, Ricardo Pacheco, Dian Nutto, Eytan Koren e Manuel Mota, na classe Optimist, liderados pelo treinador Hugo Ponte, Raul Marques, Matilde Monteiro, Diogo Santos, Francisco Pacheco e Miguel Dinis em Laser 4,.7 e pelas duplas de 420 Inês Pavão/Inês Ramos e Gonçalo Arruda/Eduardo Santos, ambas as classes sob orientação do treinador António Valério.
Destaque para a vitória do velejador Diogo Santos em Laser 4.7, confirmando a excelente época desportiva a nível regional e nacional, culminada com o justo prémio de Campeão Regional, superiorizando-se aos atletas, Duarte Barcelos do CNPV e Raul Marques do CNPDL, que apesar de ter terminado a última etapa em 6º lugar fechou o pódio do ranking regional. Destaque também para Matilde Monteiro do CNPDL, melhor velejadora regional feminina da classe.
Também em muito bom plano esteve a dupla de 420, Inês Pavão/Inês Ramos, Campeãs Regionais da Classe, fruto do excelente desempenho nas regatas do passado fim de semana. A outra dupla do Clube, Gonçalo Arruda/Eduardo Santos ficou em 2º da geral. Os atletas do CNH, Manuel Bettencourt/Daniel Moimeaux, não fizeram dupla este fim de semana e terminaram em 3º do Ranking Regional.
Em Optimist Juvenil, Matilde Moules confirmou, em Ponta Delgada o seu favoritismo, superiorizando-se aos restantes atletas, tal como já o havia feito nas duas PCRS anteriores.
Em Optimist Infantil, Miguel Ferreira do CNVFC, venceu a PCR, mas por dois pontos não se sagrou campeão regional. O título seguiu para o Faial, para o atleta do CNH, Manuel Decq Mota. Miguel Fanfa do CNVFC fechou o pódio.
O evento contou com a organização do Clube Naval de Ponta Delgada, com o apoio da ARVA – Associação Regional de Vela dos Açores e da Federação Portuguesa de Vela e com os patrocínios da Dionísio Carreiro de Almeida, Lda., Mitsubishi Motors, do Grupo Finançor e da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Uma última palavra de apreço e gratidão a todos os colaboradores que ajudaram e tornaram possível a realização deste evento. Sem eles não seria possível.