3ª PCR – Rescaldo

A baía da cidade da Praia da Vitória, acolheu nos dias 27 e 28 de Maio, a derradeira prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira. A prova, para além de premiar os vencedores da 3ª etapa veio a consagrar os novos campeões regionais das várias classes.
O Clube Naval de Ponta Delgada marcou presença no evento, com a maior frota de embarcações participantes, composta por 20 velejadores divididos nas Classes Optimist, (Infantil e Juvenil), ILCA4 e 420,
No rescaldo da competição, destaque para o atleta Raul Marques, 2º classificado da classe ILCA 4 na prova terceirense, mas que no Ranking Regional das 3 provas realizadas, sagrou-se o novo campeão da classe. Matilde Monteiro também em ILCA 4 foi a melhor atleta do sexo feminino.
Igualmente em bom plano esteve a dupla de 420, Gonçalo Arruda/Inês Ramos, ao obter o 2º lugar na 3ª PCR e no Campeonato Regional, apenas suplantada pela equipa do CNHORTA, Manuel Bettencourt e Daniel Moimeaux. A outra dupla do CNPDL, Ricardo Pacheco e Manuel Mota fecharam o pódio.
Em Optimist, Eytan Koren foi o melhor atleta do CNPDL em prova, ao obter o 4º lugar da geral, e 2º do Ranking Regional, num percurso de certa forma, inglório para o jovem, que bem se esforçou para ser o novo campeão regional da classe, mas que, por alguns motivos não o foi possível. O Clube Naval de Ponta Delgada levou para a Praia da Vitória uma comitiva de 13 atletas desta classe, a maior em prova. Isto demonstra a renovação que está a ser implantada na sua Escola de Iniciação e Aperfeiçoamento.
A prova decorreu sob condições difíceis para a prática da modalidade, especialmente no 1º dia, onde o vento com intensidade média de 14 nós e rajadas que chegaram aos 18 nós, dificultou as 2 regatas efetuadas em Optimist e as 3 em Ilca4 e 420, que tiveram lugar fora da baía. No domingo as condições melhoraram, o vento soprou com menor intensidade e as embarcações competiram dentro do porto, permitindo assim a realização de mais 3 regatas nas classes Optimist ILCA4 e 420.
Organizado pelo Clube Naval da Praia da Vitória em parceria com a ARVA, a competição reuniu cerca de 80 velejadores de várias ilhas dos Açores e mais de 100 pessoas diretamente envolvidas no certame.
O Clube Naval de Ponta Delgada congratula os novos campeões regionais e todos os seus atletas que se esforçaram para competir num ano em que as regatas das 3 Etapas do Regional se realizaram sob condições difíceis para a prática de vela ligeira.
⛵🌊🌞🏅🥈🥉