Clube Naval de Ponta Delgada celebrou o Dia da Marinha 2023!

O Clube Naval de Ponta Delgada voltou a fazer parte integrante das Comemorações do Dia da Marinha. Na celebração desta importante data da Marinha Portuguesa, o Clube reuniu um programa eclético que abrangeu a realização, de 2 Open Days abertos à População; o primeiro a 14 de maio com várias atividades náuticas ligadas ao Clube, o 2º no dia 21 de maio, mais direcionado à secção de Vela Ligeira e com as habituais regatas de vela e windsurf realizadas no sábado, 20 de maio.
As atividades reuniram um número considerável de participantes, desde atletas, familiares e público em geral, com o objetivo de promover a ligação dos micaelenses ao mar, num ambiente descontraído e amigável.
As regatas decorreram sob excelentes condições para a prática das modalidades, obtendo-se as seguintes classificações:
Vela Ligeira
Optimist Iniciado: 1º Inês Tavares
Optimist Juvenil: 1º Pablo Monteiro / 2º Eytan Koren /3º Inês Morgado
Optimist Juvenil Feminino: 1º – Inês Morgado
IlCA4 – Geral: 1º Raul Marques / 2º Miguel Dinis / 3º Matilde Monteiro
ILCA4 – Feminino: 1º Matilde Monteiro
420: 1º – Gonçalo Arruda/Inês Ramos / 2º – Daniel Pacheco/Manuel Mota
Windsurf
Foil – 1º Martim Mendes / 2º Marco Pacheco / 3º Rui Soares
IQFoil – 1º Martim Mendes
A Cerimónia de Entrega de Prémios, teve lugar na Corveta António Enes, sob a ilustre presença do, Comodoro Conceição Lopes, Comandante da Zona Marítima dos Açores, do Comandante Madeira Gonçalves, Comandante do NRP António Enes, do Comandante Claro Lourenço, Chefe do Estado-Maior do Comando da Zona Marítima dos Açores e pelo Comandante Nero Luis, Diretor do Centro de Operações. Em representação do Clube, estiveram presentes, o Comodoro Francisco Sarreira e Susana Martins, membro da Direção responsável pelo pelouro da secção de Vela Ligeira do Clube.
O Dia da Marinha celebra-se em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama que, segundo reza a História, no dia 20 de maio de 1498, ligou, por via marítima e pela primeira vez, a Europa ao Oriente, chegando a Calecute, na Índia.